domingo, 7 de fevereiro de 2010

O Poder da Ressurreição


"...para conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição" (Fil. 3:10)

Conhecer a Cristo e o poder de sua ressurreição. Essas palavras de Paulo fazem parte do cerne de sua teologia. Mas o que Paulo quer dizer por “poder da ressurreição”?

Embora o cristianismo seja uma continuação da história de Deus escrita pela nação de Israel, a teologia Cristã é primordialmente ocidental. Paulo era judeu, mas Orígenes, Anselmo e Agostinho já possuíam uma forte influência do pensamento grego quando lançaram os fundamentos da doutrina cristã. Justamente por isso, os dualismos platônicos que projetavam dois mundos (o dos sentidos e o das idéias) ajudaram a forjar boa parte do que pensamos como cristãos. Basta dizer que a maioria de nós pensa na ressurreição como a experiência extra-física de “morar no Céu” quando “Jesus voltar”. Nutrimos essa visão escatológica romantizada onde passaremos a eternidade sentados em uma nuvem tocando harpa em uma experiência de sublimação surreal.

No entanto a cosmovisão de Paulo não era bem essa. O povo Judeu tinha uma escatologia fundamentada na esperança da restauração de sua própria terra. O que o Deus de Israel estava pra fazer ao enviar o Messias era estabelecer o seu Reino no mundo que ele mesmo criou. Apesar de reconhecer a existência de dois mundos, o judeu não fazia uma distinção definitiva entre eles e de forma alguma desenvolvia uma postura escapista em relação ao cosmos. Ressurreição era um termo escatológico, dizia respeito à restauração do Reino de Deus por meio do seu povo. O termo fazia referencia a visão do vale de ossos secos ganhando vida na profecia de Ezequiel. Ressurreição era a vida de Deus invadindo o mundo que amargava o sabor da morte.

Quando Cristo ressurge dentre os mortos é exatamente essa a sensação dos discípulos. Com a vitória de Jesus sobre a morte o mundo é invadido pela vida e esperança de ser novamente restaurado. Com a ressurreição nasce a igreja, vem a grande comissão, discípulos cheios de paixão e do Espírito Santo difundem a mensagem do Reino de Deus por todos os cantos do mundo conhecido. Nada de escapismo, nada de se retirar nos desertos esperando Jesus voltar. Nada de se esquivar da grande Tarefa justificados pela consciência de que esse mundo vai acabar. Não, ressurreição não é vida após a morte, é a morte da morte. Não é transposição espaço-temporal. É restauração, reconstrução e a volta de Deus ao seu templo. É a Glória do Rei sendo exibida em todo seu esplendor na sua própria Criação.

O poder da ressurreição é pra hoje, é pra agora. É um poder que revigora mortos para que exibam vida em seus próprios contextos. O poder da ressurreição nos revoluciona a vida, nos faz sonhar, nos faz clamar para que o Reino venha, e nos faz viver como se ele já estivesse entre nós. Porque na verdade ele está, o Reino chegou em uma manjedoura em Belém, foi proclamado em sinais e maravilhas nas terras de Israel, desfez o abismo entre Deus e os homens na cruz, e emergiu das profundezas da cova ao terceiro dia, pondo termo ao poder da morte e do inferno.

Que vivamos o poder da ressurreição hoje e a cada dia, até que de forma definitiva sejamos transformados pela Glória do Senhor.

3 comentários:

Juliane Oki Carraro disse...

Olá Pastor Mateus, como essa verdade da ressurreição tem clamado dentro no meu ser. Somos tão influenciados pelos nossos pensamentos e filosofias ocidentais que ao lermos as escrituras, lemos a partir dessa ótica, contaminando algumas verdades tão profundas como essa! Que o Espírito Santo de Deus nos purifique desses pensamentos e nos revele, verdadeiramente, a pureza de Sua Palavra, para que possamos viver o cristianismo puro e simples como Jesus nos ensinou.
Saudades e obrigada pelas dicas de livro, pode ter certeza que já estão na minha lista para este ano.
Bjs para a família, Jubys.

Marcelo Martin disse...

Meu desejo é levar a ressurreição de Cristo para todos! Excelente texto! Saudades, pr. Mateus!

Kerly disse...

Pastor, cada leitura é tremendamente inspiradora para minha vida. Creio que desfrutamos a menor parte daquilo que Deus tem em mente para nós... que despertemos para o que é verdadeiro... para que vivamos o que nossos olhos não viram, nem ouvimos, nem subiu ao nosso coração.
Um forte abraço para a família, e claro, com muita saudade.

 

.