sexta-feira, 25 de julho de 2008

Silêncio


Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus...

Deus está no silêncio. Foi no silêncio do cicio suave que Elias o encontrou. Foi no silêncio da estrebaria que ele se revelou. O silêncio talvez seja a forma mais audível de manifestação de Deus. Dizem que o silêncio é ausência de som. Vazio completo. No entanto o silêncio é o que dá sentido ao som, quem sabe, sua plenitude. São nas pausas que a música encontra seu ritmo, sua cadência. O silêncio é o repouso desejado por todo barulho, é o porto seguro de toda nota musical.
Creio que a vida precisa de silencio. São nas intermitências da existência que a vida encontra sentido. São nas pausas, nos repousos, quando as explicações não são necessárias, as petições se tornam redundantes, as reivindicações parecem inadequadas e o barulho é um estrangeiro, quando as palavras não resolvem e as ações são apenas inquietações, então o silêncio preludia a presença do divino.
Não sabemos nos aquietar, construímos nossas casas no meio do barulho da civilização. Somos viciados no som das buzinas, dos gritos, dos sons das teclas dos computadores, nas freqüências das ondas curtas e das infinitamente longas. Ouvimos a pregação dos martelos que nos urgem a construir. Reagimos ao som dos despertadores que nos advertem a respeito do minuto que passou e não volta mais. Respondemos a perguntas, fazemos as nossas próprias e quando paramos de falar, nossas mentes inquietas prosseguem na argumentação.
Aquietai-vos e sabei, diz o Senhor. A convicção vem quando nos cansamos de argumentar, pedir e perguntar. É o saber do silêncio que nos faz repousar e perceber a virtude e o sentidos dos sons da vida. É quando nossos ouvidos ouvem o nada, que percebemos que nada é tudo o que precisamos quando sabemos quem é Deus.
E então, quando tudo está no devido lugar, podemos de novo nos arriscar a falar...mas nunca por muito tempo.

11 comentários:

Anônimo disse...

Não vou nem comentar...

Prefiro ficar em...

Silêncio...

=-)

Deus t abençoe, Pastor!

Bogs

Mê Amaral disse...

O silencio na presença de Deus sobre a voz de Deus nos leva a patamares mais profundos de intimidade em que as palavras tornam-se desnecessárias e inoportunas!..

acho que palavras servem para aplacar a efusividade do que é dito no silêncio..

como sempre.. seu blog é uma benção!
amo você pastor

Aimee

Juliane Oki Carraro disse...

"É quando nossos ouvidos ouvem o nada, que percebemos que nada é tudo o que precisamos quando sabemos quem é Deus."

Simplesmente o que precisamos saber é quem é Deus!

Apenas tudo isso.

Deus te abençoe Pr. Mateus!
Vc, a Rê e o Mateusinho.
Amo vcs!!

Sdds

Anônimo disse...

o silêncio, apenas isso.

uma benção seu blog Pr., que Deus te abençõe cada dia mais e mais.

Fran disse...

È Pastor... simplismente demais, Deus falou muito ao meu coração...
Que Deus te use cada dia mais, amamos vcs....

Unknown disse...

Realmente esse versículo é fantástico. E no meio das minhas inquietações, dúvidas e reclamações ele me fez silenciar.

Quem silencia na presença de Deus aprender a confiar em Seu poder.

No Amor e na Verdade que nos une,
Vini
(-V-)

M.D.Metanóia disse...

Oi Masti!

benção demais seu texto!
Deu stem falado muito comigo quando fico em silencio...
eh muito melhor do que ficar tentando encher Deus de historias... hehehe
Bjo em vc na re e no teuzinho
Mo

Anônimo disse...

Alias como diz um ditado popular temos dois ouvidos e uma boca ou seja
precisamos ouvir mais e falar menos mesmo que podemos apenas ouvir o SILENCIO...
Valeu Profeta.
Clayton Montagnana

Anônimo disse...

Pastor Mateus!!!

Deixe-me apresentar, há quase um ano atrás nos trombamos na 100% Video e conversei com você parabenizando-o pelo trabalho feito no Rocha Minha, um dvd que me ajudou muito na minha caminhada com Deus, e eu tinha acabado de ter aula de bateria com o Hélio Cunha aquele dia, eu disse isso pra você, e disse também que eu era da Presbiteriana (Rev. Ailton).. Enfim, sou eu, hehe, o Bolacha, hoje estou na Nazareno trabalhando no CJ, infelizmente não peguei a sua época frente a juventude mas, de longe, sempre acompanhei vocês!

Estou com um blog também, espero que você possa passar lá quando der...


E sobre o texto, excelente, desenvolvo trabalho de teatro e expressão com adolescentes do CJ, e nunca canso de falar pra eles sobre o silêncio, apreciar o silêncio, no momento digo porque quero que eles sintam a essencia do silencio na hora de atuar, concentrar, o silencio é essencial para a arte... mas sei que é no silencio que Deus chega aos nossos ouvidos e diz suas palavras doces e sábias... e isso que tenho tentando insaciavelmente passar pra adolescencia, o silencio nos conduz a conhecer mais dEle, e assim passamos a conhecer mais de nós mesmos, e ligados junto ao coração do Pai, saberemos os rumos certos que devemos seguir!

Deus o abençõe muito pastor!

Gosto muito de suas palavras!

Eduardo Damásio disse...

Creio que é no silêncio que a presença ausência de DEUS se torna real a nós, creio que DEUS escolhe o silêncio para se revelar como aquele Pai cuidadoso que é...

DEUS abençoe Pastor Matheus!
Louvo a DEUS por sua vida, que tem servido para toda juventude como exemplo, tem nos inspirado a sonhar com o extraordinário de DEUS para nós.

forte abraço!
Du.

Anônimo disse...

Olá Mateus,

Sempre que entro no seu blog me coloco em desespero espiritual e inconformidade psicológica rs
Você tem o blog desde julho de 2007, desde setembro de 2007 eu acompanho o seu trabalho, desde 1999 eu acompanho seu trabalho na igreja do nazareno, e sempre que você “abre a boca” (ou escreve) meu mundo se quebra em pedaços incapazes de se reconstruir, mas ao mesmo tempo ele se reconstrói em verdade passageiras, como diria o Lewis “não permita que sua felicidade dependa de algo que você possa perder” , essa frase ainda toca muito em meu coração sempre que paro para analisar a minha vida, mas é tão complexo esse mundo de RealxEspiritual ,não vou mentir na bíblia fala “buscar-me eis e me achareis quando me buscares de todo coração” mas e quando o coração é devasso? Quando o seu ego está sufocado pelo psíquico da sua mente, pelo raciocínio lógico... Creio que o que falte realmente é um encontro com Deus, ou deus... mas hoje, lendo o seu blog a verdade que sempre está a nossa frente me pareceu tão palpável,o falar de Deus pode ser o silencio... sempre ouvi todos dizerem que “quando Deus está em silêncio é porque está trabalhando” , às vezes isso era tão clichê que não me parecia solido.. mas hoje parece que essa frase se tornou um tanto lúcida...
Espero um dia ter um encontro real com Deus, quem sabe então transformar meu coração.

Obrigado pelas palavras, belas como sempre.
moura.jeff@gmail.com

 

.